História

» História

AM.C. Rabaçal & Aragão Lda. nasce da união de duas famílias (Rabaçal e Aragão), constituindo-se assim numa das maiores e mais representativas Casas no sector de produção da “Terra Quente” transmontana.
Os primeiros registos da Casa da Família Aragão remontam ao ano de 1764, em termos patrimoniais a casa da família de Manuel António Ferreira de Aragão (Marechal de Campo e morgado) é o mais importante patrimônio de Vilar Chão, concelho de Alfândega da Fé. Possui brasão e foi construída para solar daquela família em 1760. João Vilares, em “Monografia do Concelho de Alfândega da Fé” descreve-o assim: “em campo de ouro quatro palas vermelhas; timbre um touro vermelho saltante com coleira e campainha ao pescoço; por cima, num dos cantos, uma flecha”.

Produção

Desde a sua origem dedicada à agricultura esta Casa conta mais de 230 anos na produção de azeite de suave sabor e rico aroma. Ao peso da tradição e do saber fazer herdado, a família Aragão tem sabido aliar exemplarmente a inovação e a tecnológica assegurando, assim, qualidade extrema em todas as fases do processo produtivo e originalidade nos diversos produtos que apresenta no mercado.As azeitonas são provenientes dos olivais do concelho de Alfândega da Fé, do Vale da Vilariça e das encostas do Rio Sabor e Tua. Obtidos com pressão a frio, estes azeites de baixa acidez e cor dourada têm um sabor a frutos frescos muito agradável. Para isso contribuem as variedades Verdeal, a Madural, Codovil e a Cobrançosa, sendo estas reconhecidas pelo selo Origem Protegida “D.O.P. Trás-os-Montes”. O consumidor tem a garantia da origem e qualidade do produto, bem como do respeito e controle de todas as normas de produção e transformação previstas na lei em vigor.

A M.C. Rabaçal & Aragão Lda. dispõe também de um azeite de elevadíssima qualidade que é o azeite proveniente da Agricultura Biológica Alfandagh. Este é um produto oriundo exclusivamente de agricultores biológicos, que são controlados e fiscalizados pela SATIVA – entidade certificadora -este tipo de agricultura não recorre a adubos químicos nem a pesticidas de síntese, obtendo-se assim um produto natural que não causa problemas ao homem e ao meio ambiente.

A pensar nos benefícios que o azeite acarreta para a saúde e sobretudo nos mais pequenos a Casa Aragão lançou o primeiro azeite biológico concebido especialmente para bebés e crianças, o Alfandagh Kids.Sempre a inovar e a surpreender, o mais recente produto lançado pela Casa Aragão superou todas as expetativas ao tradicional azeite foram misturadas folhas de ouro comestível. Este azeite contém ouro de 23 quilates que permite ao consumidor saborear a combinação de dois produtos com benefícios para a saúde.

A Casa da Família Aragão, produz ainda azeitonas, e uma grande variedade de frutas. (comercializado apenas em Portugal).

O passado e o presente testemunham e certificam a qualidade e a honestidade com que a Casa Aragão se apresenta no mercado e desafiam o consumidor a experimentar a excelência dos seus diversos produtos.